Atenas

Conhecendo a Acrópole de Atenas

10 de novembro de 2011

Basicamente você não precisa de muitos motivos para viajar para a Grécia, mas se tratando de Atenas, a Acrópole certamente é o principal deles. Você já deve ter ouvido falar ou se lembra das inúmeras fotos em livros da escola, de historia ou até quem sabe no anime Cavaleiros do Zodíaco 😛  Mas afinal, o que é a Acrópole/Acrópolis de Atenas? Nada mais nada menos do que um dos sítios arqueológicos mais famosos e importantes do mundo! Localizada em um ponto estratégico, em uma colina no alto da cidade de Atenas, a Acrópole que significa cidade alta, é um complexo que contém vestígios e relíquias de construções antigas de imenso valor histórico e cultural da Grécia, sendo o Templo Parthenon a construção mais famosa!

A visita à Acrópole em Atenas foi um dos sítios arqueológicos mais impressionantes que tive a oportunidade de visitar, assim como Éfesus na Turquia e Pompeia na Itália.

A Acrópole pode ser vista de vários pontos na cidade e a vista que se tem de Atenas lá de cima impressiona. De acordo com diversos trabalhos de arqueologia e figuras femininas encontradas na decoração dos monumentos a construção desse complexo é frequentemente associada ao poder feminino.

acropole Atenas


Não se esqueça de adquirir um Seguro de Viagem/Assistência de Viagem! Algo que possui um baixo investimento e pode evitar diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem. Recomendamos fazer a cotação no comparador de preços da Seguros Promo que trabalha somente com as melhores seguradoras e oferece diversos descontos. Parcele em até 12x e garanta mais 5% de desconto usando o código do blog: MEJOGUEINOMUNDO5

O que ver na Acrópole de Atenas?

Durante a sua visita pela Acrópole se atente ao fato de que há muito mais a ser visto além do famoso Templo Parthenon que é o símbolo da cidade de Atenas e de toda a Grécia. Veja abaixo alguns dos monumentos mais importantes:

mapa da acropoles

Mapa da Acrópoles

O Templo de Parthenon

O Templo de Parthenon é o monumento mais impressionante de toda a Acrópoles e chama a atenção por sua arquitetura e design, mesmo nos dias atuais estar em constante restauração. O Parthenon é um dos monumentos mais característicos da civilização da Grécia antiga. Este Templo foi construído  entre os anos de 447 a 438 antes de Cristo em homenagem à deusa Athena Parthenos, considerada  a deusa protetora da cidade e a deusa da sabedoria. A decoração com as esculturas foi completa no ano de 432 antes de Cristo! Não é incrível que um lugar tão antigo como esse ainda esteja de pé e possa ser visitado?

templo partenon Atenas


Para a cotação e reserva de Hotéis aos melhores preços recomendamos a Booking.com. Leia as reviews de outros hóspedes e pague a sua estadia apenas quando chegar ao hotel.

Na verdade, o Pathernon foi erguido para substituir antigas construções que foram destruídas quando os persas queimaram a Acrópoles em 480 anos antes de Cristo. É um templo de estilo dórico, construído em mármore com 8 colunas nos fundos e 17 em cada lado.

O Pathernon está sempre em constante reforma e trabalho de restauração, pois hoje sofre muito com os fatores climáticos como a chuva ácida. Devido a isso algumas partes da estrutura aparecem sustentadas por placas de metal, mas isso acontece geralmente mais no fundo e na lateral direita do templo,  que também é cercado por uma mureta. Nada que vá estragar a magia de estar neste lugar!

Muitas das esculturas que adornavam o Templo de Parthenon se encontram no Museu da Acrópole, que aliás você também deve visitar para complementar a experiência. O detalhe é que mais da metade dessas esculturas estão na verdade no British Museum em Londres, e há uma constante briga para trazê-las de volta ao lugar de onde realmente pertencem.

Templo Erechtheion

O Templo Erechtheion divide a adoração à deusa Atena com o deus Poseidon. Seu estilo é o jônico e uma das partes que mais chama a atenção é a das cariátides, as famosas esculturas em forma de mulheres de túnicas. Infelizmente hoje, nenhuma destas 6 esculturas é original. São reconstruções que foram feitas para ocupar o seu lugar, desde quando 5 delas foram retiradas e levadas para o Museu da Acrópole para serem melhor conservadas e uma delas foi saqueada por um embaixador britânico chamado Elgin, crápula responsável por grande parte dos saques ao templo. Aliás este é o motivo de vários monumentos da Acrópoles estarem presentes atualmente no British Museum em Londres.

templos acropole erectheion

Templo de Athena Nike

Este é o menor templo da Acrópole e é o primeiro que se visualiza da entrada.

Nike significa vitória em grego e alguns dos detalhes decorativos mostrando a deusa Nike em várias atividades podem ser vistos no Museu da Acrópole.

templo athena nike acropole

Vista do Templo Nike de Atena logo na entrada da Acrópole

Vista do Templo Niké de Atena logo na entrada da Acrópole

Teatro Herodes Atticus e Teatro Dionísio

Teatro antigo no formato semicircular onde cabiam cerca de 5000 pessoas!

Fachada do Odeon Herodes Atticus

Fachada do Odeon Herodes Atticus

Quadro explicativo sobre Teatro herodes Atticus

Quadro explicativo sobre Teatro herodes Atticus

Vista de cima do Teatro de Herodes Atticus

Vista de cima do Teatro de Herodes Atticus

teatro de dionísio na acropoles

Teatro de Dionísio, considerado o mais importante da Grécia Antiga, onde surgiram os géneros Comédia e Tragédia. Foi o 1º teatro construído em pedra e abrigava em torno de 15.000 pessoas.

Muitos dos outros monumentos da Acrópole são na verdade atualmente ruínas como a foto abaixo demonstra:

ruinas acropoles atenas

A vista de Atenas do alto da Acrópole

Nao foi por acaso que a Acrópole foi construída no alto de uma colina que oferece uma visão privilegiada da cidade de Atenas. Além disso de vários pontos da cidade é possível enxergar a grande pedra imponente onde ela se localiza.

Vista da cidade de Athenas do alto da Acrópole

Vista da cidade de Athenas do alto da Acrópole

Vista de Atenas e do Templo de Olympian Zeus

Vista de Atenas e do Templo de Olympian Zeus

Templo de Olympian Zeus

Templo de Olympian Zeus

Museu da Acrópole em Atenas

Na minha opinião uma visita ao Museu da Acrópole complementa a visita a este sitio arqueológico tao especial, afinal é là que se localizam a maior parte dos achados arqueológicos na região.

O Museu se localiza bem próximo da Acrópole e é uma construção bem moderna e grande. Là de dentro temos uma excelente vista da Acrópole.

O ticket custa 5 euros e para horários de funcionamento clique aqui.

Como chegar até a Acrópole em Atenas e quais os horários de funcionamento.

Se o seu hotel não estiver nas proximidades da Acrópole, o jeito mais fácil é ir de metrô. Existe uma estação chamada Akropolis que faz parte da linha 2 – vermelha e de lá é só ir andando. Existe a possibilidade de ir de ônibus também ou andando se você estiver hospedado na proximidade da Praça Syntagma. Cheque no Google Maps.

Clique aqui e veja uma lista dos hotéis localizados próximo à Acrópole em Atenas.

A Acrópole funciona diariamente das 8 da manhã até as 8 da noite, de Abril a outubro e nos outros meses o horário de fechamento geralmente é às 15h00.

estação de metrô acropoles

No caminho para a Acrópoles, passando ao lado da estação de metrô

entrada acropoles

Subindo os degraus e chegando na Acrópole

Quanto custa o ticket para a Acrópole e onde comprar

Apenas 12 euros e preste atenção que esse mesmo ticket dá acesso a outros 5 sìtios arqueológicos em Atenas: a Àgora antiga,a Biblioteca de Hadrian, a Àgora Romana, Kerameikos e Olympheion onde se localiza o Templo de Zeus. Todos estes lugares podem ser alcançados facilmente a pé a partir da Acrópole, mas é preciso separar tempo e disposição!

Os tickets podem ser comprados diretamente na bilheteria de qualquer um destes sítios arqueológicos e uma vez comprados são validos por 4 dias. Não enfrentei muitas filas para comprar no dia em que fui, mas escolhi o horário de abertura para a visita!

Pessoas a partir de 65 anos, estudantes universitários com documento da instituição e menores de 18 anos são isentos da cobrança.

Quanto tempo separar para visitar a Acrópole?

Como vocês viram pelas fotos  há bastante coisa para visitar, dá pra levar tranquilamente de 1h30 a 2h00 lá dentro. Claro que o tempo é relativo e depende de vários fatores como a quantidade de turistas no dia, por exemplo. Eu fui logo pela manhã e achei que não estava tão cheio assim, mas confesso que gostaria de ter ido também no final da tarde.

Muitos turistas, muitas fotos e claro a imaginação a todo vapor tentando reproduzir em mente como seria este imponente monumento naquela época, onde ainda estava totalmente de pé, com suas estátuas e  decoração original, que inclusive foi uma surpresa descobrir isso, mas parte do templo era decorada nos tons de vermelho, azul e verde!

representação acropoles antigamente

Ilustração da Acrópoles de antigamente

Ilustração representando o interior do Templo de Parthenon

Ilustração representando o interior do Templo de Parthenon

Representação  interior do Templo Parthenon

Representação de como seria o interior do Templo Parthenon

Realmente é muito impressionante estar ali. Confesso que segurei a emoção! É um lugar tão alto, de onde se pode ter a vista de toda a cidade de Atenas e não é a toa que é hoje um dos pontos mais visitados da Grécia, é muito significativo.

Recomendo ir de tênis ou algum calçado bem confortável para andar pelo solo irregular da Acrópole, que em muitos lugares também se torna escorregadio.

Inesquecível ter tido a oportunidade de visitar a Acrópole que já foi centro intelectual e cultural da Grécia.

visita acropoles

Está planejando a sua viagem a Atenas? Pesquise e reserve tranquilamente seu hotel pelo Booking.com. Faça uma simulação abaixo:

Saiba aqui porque recomendo este website.

Cadastre-se aqui e receba diariamente nossos Posts em seu Email

Todos os Posts sobre a Grécia

Links úteis:

Para alugar carro na Grécia recomendamos a RentalCars (Faça uma simulação abaixo)

Para contratar Seguro Viagem recomendamos a Mondial Seguros que oferece 15% de desconto aos leitores do Blog. Clique aqui e saiba mais.

Não se esqueça de contratar um Seguro de Viagem/Assistência Médica para a sua viagem pela Grécia.Um Seguro de Viagem possui um baixo investimento e é essencial para garantir que tudo corra bem em sua viagem. Assim você fica tranquilo e evita diversos problemas que poderiam causar stress à sua viagem.Recomendamos a SEGUROS PROMO, um comparador de preços entre as melhores seguradoras para você fazer sua pesquisa e encontrar o melhor seguro viagem de acordo com suas necessidades e ao melhor custo benefício.

Ache os melhores hotéis na Grécia a melhores preços

Recomendamos efetuar a pesquisa e reserva de seu hotel no Booking.com, uma plataforma de busca e reserva de hotéis reconhecida mundialmente. Sempre pesquiso e acabo reservando hospedagem por lá por vários motivos, entre elesa possibilidade de muitas vezes reservar sem o cartão de crédito ou optar por pagar apenas na chegada e também é possível ler as avaliações de outros hóspedes, o que auxiliar muito na decisão ao escolher um hotel.

Aluguel de carro na Grécia

Na maioria das ilhas gregas e também para explorar utras regiões da Grécia um carro é essencial. Recomendo o site RentalCars, que é um buscador que mostra diversas locadoras de carros e os melhores preços.
Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade. 

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply Roteiro de viagem: 10 dias em Zakynthos e Lefkada | Me joguei no Mundo 6 de agosto de 2017 at 1:48 PM

    […] 1 dia que ficamos em Atenas, visitamos a Acrópole e o museu da Acrópole e fomos jantar em Plaka, no mesmo restaurante que havia comido há 5 anos… […]

  • Reply Kátia Oliveira 21 de julho de 2017 at 9:12 PM

    Olá! Amei os textos, as fotos e seu post me tiraram muitas dúvidas e vai me ajudar muito na visita que vou fazer a Athenas em Outubro deste ano. Obrigada!

    • Reply Monique Bianchi 23 de julho de 2017 at 6:06 AM

      Oi Kátia obrigada! Atenas é realmente uma cidade especial e a Acrópole é emocionante ainda mais se vc gosta de história e mitologia grega. Fico feliz que o psot tenha sido útil. Abraços!

  • Reply Templo de Apolo e Oráculo de Delfos na Grécia 27 de julho de 2014 at 8:28 AM

    […] de conhecer a Acrópolis e algumas das principais atrações de Atenas, conforme contei nos posts anteriores, eu e minha […]

  • Reply 1º Parada na Grécia: Atenas 24 de junho de 2014 at 5:43 AM

    […] Depois disso voltamos ao hostel e fomos dormir afinal o dia seguinte seria o de conhecer a famosa Acròpole!  […]

  • Reply Templo de Apolo e Oráculo de Delfos na Grécia | Diário Radical 20 de novembro de 2012 at 8:27 PM

    […] Monique Ribeiro on novembro 18th, 2011 / Comentários Depois de conhecer a Acrópolis e algumas das principais atrações de Atenas, conforme contei nos posts anteriores, eu e minha […]

  • Reply Atenas - o Estádio Panathenaico - Diário Radical 9 de julho de 2012 at 4:18 PM

    […] um dia bem ensolarado e após visitarmos a Acrópole, passear pelas ruas de Monastiraki e comprar nosso pacote turístico para visitar Delfi no dia […]

  • Reply De Atenas a Santorini e o passeio pela cratera do vulcão 9 de julho de 2012 at 3:04 PM

    […] despedimos de Atenas, pegamos o metrô novamente que nos levaria ao aeroporto, naquele mesmo esquema só que desta vez […]

  • Reply Santorini - um passeio pela cratera do vulcão e Hot Springs - Diário Radical 9 de julho de 2012 at 3:00 PM

    […] despedimos de Atenas, pegamos o metrô novamente que nos levaria ao aeroporto, naquele mesmo esquema só que desta vez […]

  • Reply Review - Hospedagem Econômica na Grécia 7 de julho de 2012 at 6:09 PM

    […] disso o hostel fica muito perto da Acrópoles e Museu da Acrópoles. O bairro é bem bonito, arborizado, silencioso e seguro. Também há muitas […]

  • Reply Turismo em bonito 17 de novembro de 2011 at 1:51 PM

    Tudo muito bonito… As imagens, o texto e seu ponto de vista, parabéns.

  • Reply Passeando por Atenas – Ágora Romana, Antiga Ágora e Monastiraki « ME JOGUEI NO MUNDO 14 de novembro de 2011 at 12:58 AM

    […] nosso passeio pela magnífica Acrópoles, como contei no post anterior, saímos famintas à procura de um bom restaurante para matar nossa fome e claro para experimentar […]

  • Leave a Reply