Dicas

Dicas para alugar carros em viagens internacionais

2 de setembro de 2015
dicas aluguel de carros no exterior

O aluguel de carros no exterior pode ser muitas vezes a forma mais econômica de explorar algum país, cidades ou região, sem contar na autonomia e conveniência que proporciona. Separei abaixo algumas informações úteis para alugar carros em viagens internacionais.

1- Verifique se o país de seu destino exige uma Habilitação Internacional ou se aceita a CNH brasileira.

Na Europa por exemplo a maioria dos países aceita a nossa CNH para turistas que não excedam os 90 dias de permanência no continente, porém há alguns países que são exceção como a Itália, Grécia e Áustria. Pesquisando em muitos sites percebi que há uma contradição geral sobre realmente ter a obrigatoriedade de tirar a PID (Permissão internacional) para dirigir nesses países. Como as informações não estão muito claras, na minha opinião, pode ser que seja realmente obrigatório e muitas pessoas acabam passando ilesas só com a carteira de motorista nacional por nunca terem sido paradas. Neste caso eu recomendo tirar a PID para evitar maiores problemas e até porque é um documento fácil de ser feito, que pode ser solicitado no Detran de seu estado e tem validade para mais de 100 países! Atenção! Você precisa ter a CNH comum vigente para tirar a PID!

Eu me lembro de ter alugado um carro na Grécia e a empresa não ter solicitado a PID, mas pode ser que algumas empresas solicitem e na dúvida vale realmente à pena fazer essa carteira de habilitação internacional por vários motivos, como o fato de conter informações em inglês, o que pode facilitar muito todo o processo de locação e burocracia caso você se envolva em algum acidente.

Veja aqui  o procedimento e valor da taxa para solicitar sua PID no Rio de Janeiro.

Quanto aos Estados Unidos, alguns estados não exigem a PID. É o caso da Flórida, por exemplo, mas existe uma lei em trâmite para começar a valer essa exigência, ou melhor se precaver  precavido e tirar a PID para viajar mais tranquilo e não ter que passar por alguma situação estressante e ser impedido de dirigir durante a sua viagem.

Faça sua cotação para alugar carros na Rental Cars.

2- Se informe sobre a legislação de trânsito local

Cada país tem a sua particularidade em relação à leis de trânsito. Todo cuidado é pouco ao dirigir em outro país, afinal ninguém quer se envolver em acidentes ou ter que pagar multas, certo? Fique atento também a todos os limites de velocidade de onde estiver dirigindo.

Alguns exemplos:

Os países do Reino Unido, Irlanda, Malta e Austrália  possuem a mão inglesa que é contrária a do Brasil. Isso significa que os carros possuem o volante à direita e o sentido de circulação é pela via esquerda.

Na Itália existem pedágios um pouco diferentes do Brasil, onde você retira um ticket em um ponto da estrada e em outro devolve no guichê onde um atendente ou uma maquina irá calcular os quilômetros rodados e então lhe dizer o preço a ser pago. Pode confundir um pouco no começo mas na verdade funciona de uma forma simples. Você paga pelo percurso realizado e após disso, não antes.

Aqui na Suíça existe uma obrigatoriedade de comprar um adesivo para colar no vidro do carro chamado Vignete. Custa cerca de CHF 40 e vale por um ano. Todos os turistas precisam ter esse adesivo colado no vidro dianteiro para poderem dirigir no país. Escrevi um artigo contando as principais leis de trânsito e dicas para dirigir pela Suíça, veja aqui.

Já dirigi também pela Croácia com a CNH brasileira e contei minha experiência aqui neste artigo.

3- Pesquise e reserve carros online com antecedência.

A minha dica é utilizar o site da RentalCars para fazer pesquisas e alugar carros em todo o mundo. O site funciona como um buscador e comparador de preços e tem parcerias com empresas de aluguel de carros de renome como Hertz,Avis e Europe Car. Eles possuem uma ampla disponibilidade de veículos, de diversos modelos e geralmente possuem preços promocionais. Sempre aluguei carro com eles e nunca tive problemas, é um site bem confiável e em muitas vez encontrei por lá os melhores preços. Além disso você pode pagar em reais, no cartão de crédito e parcelar o valor.

Alugar um carro online com antecedência é muito prático pois você evita filas e a surpresa de não encontrar mais disponível o modelo ou tipo de carro desejado e o procedimento é super simples, geralmente apenas coma  apresentação dos documentos e comprovação de pagamento e assim você receber a chave do veículo. Outra vantagem é que normalmente o aluguel de carros feito com antecedência garante uma economia.

O site é super útil também se você deseja retirar e devolver o carro em locais diferentes.

Faça sua cotação para alugar carros na Rental Cars.

;

4 – Não se esqueça de cadastrar todos os motoristas que irão dirigir

Ao alugar um carro é comum dividir o percurso com amigos porém todos que irão dirigir devem ter sido cadastrados previamente durante a reserva do veículo. Isso evita muitos problemas no caso de algum agente de trânsito parar o veículo para solicitar os documentos e a pessoa que estiver no volante não for a mesma cadastrada no documento de aluguel do carro pois o seguro cobre apenas o(s) motorista (s) cadastrado. Lembrando que todos os motoristas devem estar em posse de seus documentos, CNH e PID.

Essa é uma exigência que deve ser cumprida! Não é caro cadastrar motoristas extras e pode evitar muita dor de cabeça, afinal em caso de imprevistos onde o motorista principal não se sinta bem por exemplo para continuar dirigindo, a viagem pode seguir tranquilamente com outra pessoa no volante.

5- Calcule os gastos com combustível

Veja nesse site os preços de gasolina e diesel em diversos países pelo mundo e faça a sua comparação. Em alguns lugares pode ser que alugar um carro a diesel saia mais econômico. Além disso, algumas locadoras de carro oferecem a venda de um tanque de combustível, que apesar de sair mais barato do que abastecer no posto muitas vezes acaba não valendo à pena pois o condutor deve devolver o carro com o tanque mais próximo possível da reserva e fica difícil calcular exatamente isso. O que acontece é que muita gente devolve o veículo com uma quantidade de combustível não utilizada, que já pago e que não será reembolsado.

6- Escolha o melhor sistema de quilometragem

Quem pretende fazer percursos não muito longos pode optar pela quilometragem controlada onde o valor da diária é menor. Porém a quilometragem livre é muito indicada se você for rodar por mais de uma cidade ou país, porque apesar de ser um pouco mais caro, vale muito mais à pena do que ser cobrado pelos quilômetros extras realizados.

7- Compare modelos de carro

Nem sempre os carros econômicos e compactos são a melhor opção. Ultimamente a diferença de valor de aluguel entre um carro compacto e um maior e mais espaçoso nem é tão grande assim, fora que temos que levar em conta outros quesitos como o tamanho do bagageiro, conforto e eficiência do motor.

8- Serviços opcionais como GPS e aluguel de cadeirinha de bebê

Um GPS é sempre útil para dirigir mesmo em locais que já conhecemos, imagine em outra cidade ou país em que estejamos dirigindo pela primeira vez. Além de mostrar rotas, informa também sobre velocidades locais permitidas, por exemplo e você pode colocar no idioma português.Em alguns casos o aluguel do GPS é incluso no preço de aluguel de carro mas em geral é alugado a um preço extra que não é muito alto ao se tratar de um serviço muito útil.

Outra opção é o aluguel de cadeirinhas para bebê.

9- Confira o estado do veículo

Antes de sair com o carro alugado cheque com a locadora o  estado do veículo, pois ele deverá ser devolvido da mesma maneira que foi entregue e pode acontecer de passar batido algum dano na lataria por exemplo, o que pode ser cobrado de você no momento de devolver o carro. Lembre-se também de conferir o nível do combustível.

10-Cheque coberturas de seguro inclusas

A maioria dos carros alugados na RentalCars possuem inclusos no preço: Cobertura contra Roubo, Cobertura de Danos de Colisão (CDW), tarifas locais, tarifas de aeroporto e qualquer tarifa rodoviária.

11-Evite gastos extras

Atrasos na devolução do veículo são um dos principais motivos pelo pagamento de taxas extras, que pode ser facilmente evitado. Outra dica é economizar no aluguel de opcionais como o GPS e cadeiras de bebê, caso você leve os seus itens pessoais.

Carros que são retirados de aeroportos normalmente costumam possuir uma diária mais cara, mas é uma comodidade que pode valer à pena. Compare também valores de aluguel de carros retirados e devolvidos na mesma cidade ou em cidades diferentes. Em muitos casos, quando se retira e devolve o carro no mesmo local os preços costumam ser menores, mas claro que isso vai depender do seu roteiro.

Espero que este tenha sido um post útil e sempre que tiver novas informações irei atualizà-lo!

Se você tem alguma informação ou gostaria de adicionar alguma dica que não foi citada por aqui, ficarei feliz com a sua contribuição nos comentários abaixo!

Boa viagem!

Cadastre seu Email e receba mais artigos como esse ( de forma gratuita e sem SPAM)

[mc4wp_form]

Este post contém links de afiliados o que permite que um percentual de comissão seja repassado ao Blog em caso de reservas realizadas por aqui mas você leitor não paga nada a mais por isso e ainda contribui para manter o blog ativo e atualizado. Em caso de dúvidas consulte nossa Política de Publicidade.

Veja mais Posts com Dicas de Viagem:

Dicas para reservar Hotéis online e como achar o melhor preço

Seguro de viagem precisa mesmo? Saiba porque ele é tão importante e imprescindível na sua viagem.

Dicas para comprar ingressos de atrações turísticas pelo mundo todo com antecedência e evitar filas além de economizar.

Dicas para planejar a sua viagem pela Europa

Dicas para planejar um intercâmbio na Austrália

Dica para viver e estudar na Nova Zelândia

Dicas para fazer uma viagem econômica à Suíça

Dicas para conhecer a Croácia e os cenários de Game of Thrones

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Compre ingressos para passeios turísticos online, economize e evite fila | Me joguei no Mundo 7 de setembro de 2015 at 4:01 PM

    […] Dicas para alugar carros em viagens internacionais […]

  • Reply Bruna Aeppli 3 de setembro de 2015 at 3:09 PM

    Adorei esse post sobre aluguel de carro, completo! Parabéns!

  • Leave a Reply